15 erros ao cuidar do nosso cabelo
“Todas nós estivemos dispostas a fazer qualquer coisa para ter um cabelo saudável e brilhante e, nessa tentativa, seguimos conselhos totalmente errados, que daqui em diante devemos evitar.”
Corte para que cresça mais rápido
Isso não acelera o crescimento, pois o cabelo cresce desde a raiz, não nas pontas. Em média, nosso cabelo cresce 1 centímetro por mês, então, se você cortá-lo todo mês, pode até deixá-lo mais curto.
Secar ao natural em vez de usar um secador de cabelo
Se o seu cabelo é longo e demora para secar, é preferível usar o secador, já que as moléculas de água penetram na estrutura do cabelo, “lavando a queratina”, e assim as fibras ficam frágeis e secas.
Tendo uma dieta ruim
O nosso organismo carrega tudo o que comemos por todo o corpo, incluindo cabelo. Por isso é importante consumir muita proteína e zinco para ter um cabelo bonito.
Use óleos para remover a caspa
Acredita-se que a principal causa da caspa seja o couro cabeludo seco, mas na verdade é o oposto o verdadeiro. A caspa é um sintoma de couro cabeludo oleoso, portanto, usar óleos só piora a situação.
Pentear os cabelos excessivamente
O pentear excessivamente frequente distribui a oleosidade da pele por todo o cabelo, sujando-o muito mais rápido. Embora não afete a saúde do cabelo, pode produzir pontas duplas e quebradiças.
Uso de produtos para engrossar os cabelos
A espessura do cabelo é uma característica genética, portanto a quantidade de produtos que usamos não os afetará de forma alguma.
Lave o cabelo com menos frequência para que fique menos oleoso
Assim como a cor, a ondulação e a espessura, a quantidade de óleo liberada pelas células de gordura é geneticamente definida. Portanto, lavagens frequentes não afetam a rapidez com que o cabelo fica sujo.
Puxar os cabelos grisalhos
Não tema, se você arrancar um fio de cabelo grisalho, não aparecerão três fios em seu lugar, já que muitos fios de cabelo não podem crescer no lugar de um. No entanto, não arranque os cabelos grisalhos, pois isso pode danificar o folículo ou causar pêlos encravados.
Lave com água fria para que fique macio
O cabelo é um tecido morto e nem a água quente nem a fria podem afetar a condição da cutícula.
Use produtos para reparar pontas duplas
Essa promessa dos comerciais é falsa. Na verdade, você pode fechar as pontas com tratamentos, mas é apenas temporário, e o mais eficaz é cortar as pontas de vez em quando.
Use quantidades excessivas de xampu
A quantidade adequada pode variar com base na densidade ou comprimento do cabelo, mas uma colher de sopa geralmente é suficiente. Muita espuma pode ressecar o couro cabeludo.
Não hidrate
O cabelo é como uma planta e precisa de uma dose de hidratação. Certifique-se de que seu creme de modelagem diz “Hidratação profunda”. Se o seu cabelo for oleoso, não o hidrate mais de uma vez por semana, pois pode causar caspa.
Sacuda o cabelo com uma toalha
Idealmente, seque delicadamente, da raiz às pontas. Esfregar vigorosamente apenas criará frizz.
Abusando de chapinha e outros aparelhos
A chapinha, o secador e o modelador de cachos deixam os cabelos bonitos, mas também maltratam muito. Tente usar um creme termoprotetor antes de usar qualquer um desses aparelhos.
Dormir com o cabelo solto
Se o seu cabelo for comprido, é conveniente fazer tranças antes de dormir, assim de manhã acordarás sem frizz.
Espero que esta lista tenha sido útil para você. E você, quantos desses erros já cometeu?
Deixe um comentário